O
GT Malzoni apresentado neste capitulo apesar de ter nome igual ao anteriormente mostrado, mas e outro carro.
O primeiro tinha motor dianteiro DKW Vemag, ja o segundo que vemos agora a mecanica e VW 1600 a ar.
Ter um carro totalmente exclusivo e o desejo de consumo que todo apaixonado por carros tem, ja torna-lo
realidade e um caminho para poucos, nao para o universitario na epoca,
Francisco “Kiko” Malzoni, que intercalava
os estudos na faculdade de ec onomia com modificacoes nos carros que dirigia. Ele aceitou o desafio de um amigo
que queria um carro totalmente novo. Aqui vale uma explicacao e referencia genetica. Se voce ainda nao
estabeleceu a liga ao, Kiko filho de Genaro “Rino” Malzoni, idealizador do Puma e um dos socios da fabrica que
o produziu. Para
executar o pedido de
um carro exclusivo, ao
fim de 1975 Kiko pediu
ao pai a forma do GT
4R
–
esportivo do qual
foram feitos apenas tres
exemplares, sorteados
numa promocao em
1969 entre os leitores
da revista Quatro
Rodas (carro citado
algumas paginas atras),
que serviria de base
para o projeto.
O GT foi desenvolvido na
oficina de um amigo no Rio
de Janeiro. Pintura e
acabamento foram feitos em
Sao Paulo. Rino gostou
tanto do trabalho do filho
que decidiu levar o carro ao
Salao do Automovel de
1976, ainda que achasse
que o preco alto deveria
inviabiliza-lo.
Surpreendentemente, o
custo de producao nao foi
suficiente para afastar os c andidatos e os dois decidiram produzir o carro em Araraquara (SP), local em que foram
concebidos os prototipos Puma, depois a producao foi transferida para Matao (SP), onde ficava a Marques
Industria e Comercio de Veiculos, que adquiriu a patente do projeto.
Na carroceria foi mantida as linhas basicas de seu antecessor o GT 4R, do qual originou, mas exteriormente
ganhou linhas mais modernas deixando o carro atual e muito bonitas, a frente mais afilada com farois embutidos,
a traseira toda remodelada tambem deu um ar mais esportivo e jov ial ao modelo, dando uma identidade propria ao
carro.
No interior os bancos eram originalmente
de veludo e reclinaveis so para duas pessoas
e as portas, revestidas de couro, tinham vidros
eletricos. Ao volante, a ergonomia era boa se
considerar que o projeto do carro era dos anos
60. Forrado de couro, o painel como manda
um esportivo era completo com instrumentos
de facil leitura, mas o volante atrapalhava um
pouco a visao. A opc ao pela mecanica
Volkswagen a ar facilitava a vida do construtor
por ser a mesma do projeto de origem, mas
era limitada pelo motor 1.600 a ar de 65 cv (a
mesma usada na VW Brasilia com preparo).
Em compensacao, o carro nas frenagens mais bruscas, nao alterava a trajetoria e parava bem. Em defesa do
desempenho de seu carro, Kik o autor do projeto afirma que, pelo fato de ter acordo com os principais
preparadores da divisao 3 na epoca, boa parte da produc ao saiu com motor preparado 2.0 e potencia em torno de
110 cv.
De 1975 a 1978 sua producao estimada foi de 35 a 45 unidades produzidas no total. Devido a pequena
quantidade produzida e ser um belissimo esportivo tornou se uma raridade um modelo so e visto em expos icoes
importantes.
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